O QUE É HONORÁRIO PROFISSIONAL?

Muitos cirurgiões-dentistas confundem honorário com preço. Preço é o custo unitário de uma mercadoria ou de um trabalho posto à venda. Honorário é a retribuição aos que exercem uma profissão liberal como cirurgiões-dentistas, médicos, advogados, psicólogos, etc.

Os honorários não se expressam apenas em pecúnia. Podem ser representados pelas mais diversas formas lícitas arbitradas mutuamente entre profissional e paciente.

Já o preço está relacionado com o universo da venda de mercadorias e de serviços de diversas naturezas (mecânico de carros, pintor, engraxate, etc).

Ocorre que, com o processo de mercantilização imposto pelos convênios e credenciamentos, o tratamento odontológico, por exemplo, transformou-se em simples mercadoria como uma geladeira ou um quilo de açúcar. O profissional deixou de ser o arbitro mensurador da importância de aplicação de sua, digamos, arte ou técnica. Esta característica existente até fins da década de 60 foi substituída pela universalização das malditas tabelas de convênios odontológicos. E o pior; a expressiva maioria das entidades representativas da odontologia e da medicina contribui para que esta prática imposta pelos planos de saúde se consolide cada vez mais.

Esta dura realidade que, ao que tudo indica, parece irreversível, só tem como única saída a melhoria dos serviços de saúde realizados na rede pública e o progressivo desmantelamento das empresas privadas que exploram este apetitoso mercado.

Copyright © 2022 | Todos os Direitos Reservados | Designer M DESIGN