85 anos de SCDRJ

Uma Viagem no tempo

O início

     A história do SINDICATO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO foi construída na ebulição da História do Brasil. Uma trajetória riquíssima de lutas, conquistas e personagens que deixaram um legado inestimável de amor à odontologia.

     Surgida em 1911 a Associação Central Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, teve como fundador Frederico Carlos Eyer, um ícone da odontologia da época, sendo então editado o primeiro jornal sindical odontológico sobre o título de Boletim Odontológico. Em 1922, sua denominação foi substituída por Associação dos Dentistas Brasileiro, com sede na rua Paulo de Frontin, 128, no Catumbi.

     Com o fim da Primeira Guerra, a política nacional fervilhava, social e culturalmente, período em que o sindicato realizou dezenas de congressos nacionais e internacionais, preocupado com a formação técnica dos cirurgiões-dentistas, com a prevenção e o acesso da população ao tratamento odontológico.

     Em abril de 1925, Frederico Eyer funda na rua do Washington Luiz, 128, no Centro do Rio, a Assistência Dentária Zeferino D´Oliveira que durante décadas desenvolveu um excelente trabalho pedagógico-dentário atendendo a milhares de crianças pobres. A obra idealizada por Eyer, infelizmente encerrou suas atividades na década de 70.

     Frederico Eyer foi também, fundador e presidente da Federação Odontológica Brasileira em meados da década de 30, quando se inicia a grande campanha nacional contra os dentistas práticos.